
Bom, pra que não sabe, o Brasil sagrou-se campeão da Copa das Confederações neste domingo. Foi um jogo impressionante, o Brasil mostrou toda a falta de estrutura que esse time tem. Ganhamos por conta de jogadas pontuais que não mostraram entrosamento ou um time de verdade. A seleção só funciona por conta de jogadas individuais, ou bolas paradas, como foi no gol salvador de Daniel Alves e no escantei batido por Elano.
O Dunga, nosso técnico, parece ter medo de ser ofensivo, o que, ao meu ver, sempre foi a maior característica brasileira. Se não fosse, não teríamos grandes astros como Kaká e Robinho, que são jogadores completamente ofensivos, brilhando no futebol europeu. É triste ver um time com tanto potencial jogar em um esquema tático fraco e com apenas um atacante que, por sinal, cansou de perder oportunidades nesse último jogo. Luiz Fabiano, você pode até fazer gol, mas perde um bom bocado também..!
Sim, fomos campeões, tivemos o artilheiro e o melhor jogador da competição. Infelizmente, vou ter que falar: essa Copa das Confederações é pura balela..! Um campeonato sem Argentina, Inglaterra, Alemanha e outras potências do futebol não quer dizer nada! Aliás, quer dizer que nós estamos fracos em relação a times emergentes como dos EUA e o da África do Sul. Não querendo desmerecer o futebol apresentado por eles, que foi sim de qualidade, mas muito inferior ao que se espera de uma seleção brasileira. Ganhamos com um gol chorado dos Bafana-Bafana e tivemos que suar a camisa para ganhar dos Yankees. Só não estamos em pior situação do que a Espanha que, cá pra nós, pagou o vexame da competição. Excesso de salto alto dá nisso, parece que eles não viram o que aconteceu com o Brasil na última copa.
Bom, agora é esperar para ver se o nosso amigo Dunga resolve ser mais ofensivo. O argumento dele é completamente plausível: o resultado, até agora, é mais do que positivo. Mas eu, sinceramente, não sei até onde isso vai chegar. Duvido muito que ganhemos essa copa. Não temos técnico pra isso. Espero dar com a língua nos dentes e ver o Brasil sagrando-se campeão da copa de 2010, mas acho um tanto quanto improvável. Ah, que saudades do Felipão...